Curso de Formação de Marinheiro de Máquinas Offshore

(Oiler/Motorman MOU - OIL)


Objetivo do curso

Este curso tem o propósito de capacitar o profissional geralmente empregado em plataformas Offshore como homem de área (roustabout) ou funções acima, habilitando-o com os conhecimentos normatizados pela Convenção STCW-95, para a competência de Marinheiro de Máquinas Offshore, em conformidade com a Regra II/4 (limitada a plataformas), possibilitando-o compor o Cartão de Tripulação de Segurança (CTS) da unidade.


Perfil do candidato

Poderá candidatar-se ao curso o candidato que tiver mais de dezoito (18) anos e apresentar ao Instituto de Ciências Náuticas a cópia do atestado de boas condições de saúde física e mental, dos documentos de CPF e identidade e do certificado de conclusão do ensino médio ou profissionalizante.

Importante: O Marinheiro de Máquinas Offshore não está habilitado para embarcar em navios ou rebocadores.



Conteúdo e Carga horária

O curso é constituído pelo conteúdo e carga horária descritos na tabela abaixo, de acordo com as exigências da Convenção STCW/95:

Módulos Conteúdo Carga Horária
Módulo I Normas e Regulamentos 4 h/aula
Relações Interpessoais 2 h/aula
Higiene e Segurança no Trabalho 2 h/aula
Primeiros Socorros 8 h/aula
Módulo II Instalações de Máquinas 4 h/aula
Prevenção e Combate a Poluição 4 h/aula
Técnicas de sobrevivência no mar 8 h/aula
Combate e prevenção a incêndio 8 h/aula
Módulo III Ferramentaria 6 h/aula
Fundamentos de Máquinas 8 h/aula
Módulo IV Máquinas de combustão interna 6 h/aula
Noções de eletricidade 8 h/aula
Módulo V Equipamentos trocadores de calor 5 h/aula
Redes e bombas 5 h/aula
Avaliação 2 h/aula
Estágio Complementar* 3 meses
Carga horária total 80 h/aula

* Caso o profissional comprove 12 meses ou mais de embarque estará dispensado do estágio complementar



Certificado

O aluno que obtiver aproveitamento do curso receberá o Certificado de conclusão do mesmo, bilíngue (português/inglês), emitido pelo Instituto de Ciências Náuticas, que é reconhecido para endosso como Certificado de Competência, mediante os trâmites legais e requisitos adicionais de cada Autoridade Marítima, pelas bandeiras Ilhas Marshall e Vanuatu.

Atenção: O certificado de conclusão do curso não garante o embarque do aluno. Após a conclusão do curso, é necessário que o aluno dê entrada ao processo de endosso, cujos custos não estão incluídos no valor do treinamento, seguindo os critérios da Autoridade Marítima de registro da embarcação na qual irá; embarcar. Para maiores informações, inclusive de investimento de endossos e requisitos adicionais para cada Autoridade Marrítima consulte-nos. consulte-nos.